A importância dos aspectos familiare e sociais no cuidado ao idoso

cuidador de idosos - aspectos familiares e sociaisA importância dos aspectos familiares,aspectos sociais no cuidado ao idoso é extremamente importante. A família funciona como uma rede informal de prestação de cuidados ao idoso e a casa é o principal lugar para sua permanência, embora existam asilos ou casas de repouso para idosos, é importante que todos os membros da família se revesem na prestação dos cuidados do idoso evitando a sobrecarga de uma única pessoa.

 

Além da família você pode acrescentar mais pessoas na sua rede de ajuda, como um profissional cuidador capacitado para tal fim, um vizinho, amigos, pessoas da igreja, associações e outros. Na medida do possível integre o idoso no convívio familiar e social, crie condições para que ele participe dos acontecimentos familiares evitando assim seu isolamento, procure ouvi-lo atentamente e leve em conta a sua opinião, inclua-o na dinâmica familiar.

Informe-se sobre os direitos sociais existentes para o idoso como na Previdência e Assistência Social, no Sistema Único de Saúde e no Estatuto do Idoso, procure conhecer os recursos da comunidade para apoio aos familiares de idosos dependentes. Exerça sua cidadania indo em busca dos seus direitos e dos direitos existentes ao idoso.

Mídia

Top