Menu

Procurando cuidador de idosos em Brasília DF ? Solicite um orçamento sem compromisso

O banho, higiene e conforto do idoso

O banho, higiene e conforto do idosoO cuidador necessita de alguém para ajudá-lo, quer no cuidado ao idoso ou na limpeza da casa, organizando o ambiente, as roupas as compras que também são necessidades de toda a família.

O cuidador de Idosos deve ter seus momentos de lazer, auto-cuidado e descanso, pois cuidar do idoso em casa às vezes não e fácil e pode tornar-se estressante se ela não estiver bem, a lavagem das mãos e muito importante, pois tem o objetivo de prevenir infecções no idoso, e das pessoas que o atendem, portanto todos os cuidadores do idoso e os familiares devem realizá-la antes e depois de qualquer cuidado realizado com o idoso.

Da mesma maneira devemos manter todos os objetos, utensílios, roupas e equipamentos utilizados com o idoso, sempre bem limpos.

No momento do banho as janelas devem ser fechadas, a temperatura da água checada evitando água muito quente, pois ela aumenta o ressecamento da pele, lembre-se de escolher um sabonete que seja neutro e separe também a roupa que será usada após o banho, o mesmo deve acontecer no horário que for mais agradável ao idoso. O banho é importante para preservar a integridade da pele, realizar exercícios e movimentar o idoso, deve-se sempre priorizar o banho de chuveiro, porém se não for possível o banho pode ser dado na cama. Após o banho você vai perceber que o idoso melhora em todo o seu estado, inclusive no seu humor e aumentando sua auto-estima.

Na hora de enxugar o idoso, devemos usar uma toalha macia que faça massagem no corpo evitando a fricção, nos idosos que são dependentes para se vestir, o cuidador deve colocar primeiro o lado de menor movimentação e para despir esse lado deve ser sempre o último a ser retirado, deve-se sempre estimular a independência do idoso em todos os aspectos possíveis, inclusive para os cuidados pessoais, como escovar os dentes e pentear o cabelo, coloque também relógio, anel ou outros objetos habitualmente usados por ele. Quando o idoso for acamado, é melhor que ele use blusas com aberturas nas costas, para evitar a formação de úlceras por pressão, o uso de uma bucha macia é importante para a estimulação do tato, se for preciso prenda-a mão do idoso.

A hidratação da pele e a massagem de conforto são essenciais para ativar a circulação sanguínea e manter a elasticidade da pele evitando lesões, dependendo das condições físicas do idoso ele não terá condições de tomar banho de chuveiro dessa forma poderemos dar banho em sua própria cama com o objetivo de proporcionar conforto e bem estar, estimular a circulação e remover sujidades. 

PROCEDIMENTOS: Utilizar jarros com água morna, bacia e sabonete neutro, iniciar com a higiene oral, lavar o rosto, orelhas, pescoço e secar, manter sempre a área do corpo a ser lavada protegida por toalhas e as outras área cobertas com lençol ou cobertor se necessário seguir a seqüência, membros superiores, tronco, membros inferiores e as costas, colocar a parte de cima do pijama ou camisola, colocar a toalha e a comadre sob o idoso, oferecendo a luva de banho para que ele proceda à higiene intima se estiver impossibilitado será o cuidador quem o fará, enxaguar, enxugar e desprezar tal toalha, colocar as mãos na bacia lavar e enxugar, colocar os pés na bacia lavar e enxugar, principalmente entre os dedos, comprimindo delicadamente a toalha para evitar atritos, colocar a parte inferior do pijama, pentear os cabelos, limpar e cortar as unhas se forem necessário. 

A arrumação da cama é importante para prevenir complicações como, por exemplo, úlceras por pressão mais conhecidas por escaras, os lençóis devem ser bem esticados e presos a cama para evitar que o idoso escorregue.

Se ele tem dificuldades de se levantar sozinho, precisa de ajuda e também se ele usa fraldas é importante manter um lençol móvel para auxiliar na movimentação, o colchão deve ser confortável e adequado para a necessidade de cada idoso, para se evitar feridas pode se usar um colchão caixa, de ovos de água ou de ar, deve-se estimular o idoso a ajudar na troca da fralda pedindo para que levante o quadril ou virando-se para o lado. 

A higiene intima e importante para prevenção de assaduras e úlceras por pressão.

Mídia

voltar ao topo